Riscos adicionais na especificação de equipamentos “Ex”

Riscos adicionais na especificação de equipamentos "Ex"

Na seleção dos equipamentos elétricos destinados ao uso em áreas classificadas, devem ser considerados os riscos adicionais presentes no local de instalação, como influências externas (incidência de salinidade, corrosividade química, iminência de danos mecânicos, incidência de vibrações, condições térmicas, elétricas e umidade) que podem impactar adversamente o desempenho e a segurança dos dispositivos. Além disso, é importante considerar a prevenção de danos ao equipamento, selecionando o equipamento fabricado com um tipo de material construtivo adequado, verificando o acondicionamento, ventilação e todos os requisitos previstos na norma ABNT NBR IEC 60079-14, bem como a norma específica do tipo de proteção do equipamento a ser utilizado, para garantir o funcionamento adequado e com segurança, durante o período em que o equipamento estiver em operação.

A norma ABNT NBR IEC 60079-14 fornece diretrizes aos usuários sobre os critérios de escolha e instalação de equipamentos, assegurando sua adequação às condições ambientais. No entanto, essa norma não oferece orientações específicas para instalações que ocorram fora das condições atmosféricas convencionais ou em ambientes adversos. Ambientes com condições extremas, levantam preocupações em relação à eficácia da tecnologia de segurança contra a ocorrência de uma explosão.

Em 2021 foi publicada pela ABNT como especificação técnica, um documento que auxilia nesse tipo de avaliação, a ABNT IEC/TS 60079-43:2021, que apresenta orientações quanto a especificação dos equipamentos elétricos para uso em atmosferas explosivas nos ambientes que podem incluir temperaturas abaixo de -20 °C e condições adversas adicionais de serviço, incluindo aplicações marítimas. O documento não aborda especificações para ambientes com elevadas temperaturas de operação, mas este assunto possui previsão de ser tratado em uma próxima edição. A norma ABNT NBR IEC 60079-0 define a faixa padrão de temperatura ambiente entre -20 °C e +40 °C. Equipamentos elétricos projetados para operar em faixas de temperatura diferentes dessa faixa padrão são classificados como “especiais”, nesses casos é necessária uma marcação adicional para fornecer informações ao usuário.

 

O documento ABNT IEC/TS 60079-43:2021 traz relevantes recomendações para fatores ambientais como:

 

  • Efeitos de baixas temperaturas – descarga de baterias, solidificação de graxas e compostos de proteção, perda de elasticidade em gaxetas, falhas em relés, fragilização de materiais construtivos, alteração em viscosidade de óleos e falhas de isolamento dielétrico.
  • Condições com a presença de neve – ingresso de neve nos invólucros, proteção contra quedas de neve e congelamento.
  • Radiação solar – degradação de materiais não metálicos, elevação das temperaturas de superfície que impactam na classe de temperatura e temperatura de serviço dos componentes.
  • Atmosferas contendo salinidade e cloretos – corrosão de materiais metálicos.
  • Integridade mecânica – dilatação de materiais, desgastes por atrito e alterações na resistência ao impacto.
  • Impactos de baixas temperaturas nos Tipos de Proteção “Ex” – impactos gerados nos tipos de proteção “Ex i”, “Ex d”, “Ex p” e “Ex o”.

 

A avaliação de riscos adicionais durante a seleção de equipamentos elétricos para ambientes com condições ambientais adversas, é crucial para garantir o desempenho e a segurança dos equipamentos. Assim, além das normas técnicas referentes a instalação e montagem de equipamentos elétricos em áreas classificadas, a utilização da especificação técnica ABNT IEC/TS 60079-43:2021 que traz orientações mais detalhadas para ambientes adversos, proporcionará maior segurança e durabilidade para as instalações.

 

A Naville é especialista em áreas classificadas. Conheça nossas luminárias e Painéis  Elétricos Ex.

Quer saber mais sobre áreas classificadas? Baixe nosso Orientativo Ex

 

Texto por Thiago Aires

Engenharia – Naville 

15/02/2024 

Voltar ao topo