Qual a diferença entre Atmosfera explosiva e Área classificada?

Qual a diferença entre Atmosfera explosiva e Área classificada?

Os termos ATMOSFERA EXPLOSIVA e ÁREA CLASSIFICADA costumam ser confundidos com grande frequência, mas é preciso compreendermos que eles não são sinônimos. A norma ABNT NBR IEC 60079-0 nos traz a definição de cada um destes e o entendimento dessa distinção é necessário para que não haja confusão na hora de falar sobre o assunto.

Atmosfera Explosiva

É a mistura com ar, sob condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor, poeira, fibra ou partícula suspensa, na qual, após a ignição, permite autossustentação e propagação de uma explosão.

triângulo do fogo indica os três elementos que precisam existir para gerar a explosão de uma atmosfera explosiva de gases e basta retirar um dos elementos para que a área esteja segura.

Para uma atmosfera explosiva de poeiras se faz necessário uma análise do pentágono da poeira explosiva. O pentágono a ser analisado é o triangulo do fogo incluindo-se o confinamento e a dispersão da poeira, onde excluindo quaisquer um destes elementos é eliminado o risco da explosão.

Área Classificada

Áreas classificadas são ambientes nos quais, esteja presente ou tenha a possibilidade da presença de uma atmosfera explosiva. De forma que tais áreas requeiram precauções especiais para a projeto, construção, instalação, utilização e manutenção de equipamentos “Ex”, adequados para operação segura.

 

Após conhecermos as definições, é importante entendermos que nem todas as áreas com a presença de substâncias combustíveis podem ser chamadas de áreas classificadas, pois somente podem ser denominadas desta forma, as áreas que passaram por um estudo de classificação de área, onde no qual foram conhecidos os riscos presentes no local, de forma que as extensões, condições e características das misturas combustíveis que podem formar uma atmosfera explosiva, foram apuradas e classificadas.

A Naville é especialista em áreas classificadas. Conheça nossas luminárias e Painéis  Elétricos Ex.

Quer saber mais sobre áreas classificadas? Baixe nosso Orientativo Ex

 

Texto por Thiago Aires

Engenharia – Naville 

10/01/2022 

Voltar ao topo