Temperatura de Cor

Temperatura de Cor

A temperatura de cor  descreve a aparência cromática da luz emitida por determinada fonte luminosa. Um critério que classifica em quente, neutra ou fria a tonalidade de cor da radiação visível emitida por uma fonte luminosa.

É medida em Kelvin (K) e as fontes de luz situam-se numa faixa entre 1.000K e 10.000K.  A tonalidade mais amarela remete a temperaturas quentes que vai de 2500K até 4000K, a tonalidade branca é a temperatura neutra que fica entre 4000K e 6000K e tonalidade mais azulada remete a temperaturas frias entre 6000K e 10000K.

Imagem: Escala de Temperatura de Cor

 

Esse conceito de temperatura de cor é associado também ao comportamento da luz do sol, visto que ao amanhecer, a luz do sol tem um tom mais avermelhado, mais quente e à medida que o dia vai passando, a sua luz vai ficando branca (mais fria); depois volta a ficar alaranjada no final do dia. Este comportamento do sol regula a vida e nos fornece o parâmetro de como devemos iluminar os diversos ambientes.

Quando qualquer objeto é iluminado pela luz do sol, temos a certeza de que o estamos percebendo tal qual ele é na realidade (principalmente em relação à cor), pois, o sol irradia todos os comprimentos de onda visíveis.

 

A iluminação LED oferece diversas opções de temperaturas de cor e permite a escolha mais adequada ao tipo de aplicação e ambiente. Por exemplo:

Uma luz com uma tonalidade mais quente causa uma sensação de calma e relaxamento. Então ela é mais utilizada em casas, recepções, spas, restaurantes e bares.

A temperatura de cor neutra possui a tendência de despertar a concentração das pessoas. É utilizada em áreas de cozinhas, banheiros, lojas, pontos comerciais, shoppings, escritórios e escolas.

A temperatura de cor fria, deve ser utilizada em ambientes onde requer muita atenção, normalmente utilizado em indústrias, drogarias, consultórios médicos e laboratórios.

 

Quando realizamos um projeto luminotécnico, levamos em conta a Temperatura de cor da luminária especificada. Dessa forma, conseguimos entregar um projeto assertivo quanto a iluminação do ambiente.

As luminárias LED Naville são fabricadas com a temperatura de cor padrão ( 5000K – Luz Branca), porém temos a possibilidade de variação na temperatura de cor sob consulta.

 

Conheça nossas Luminárias LED!

Precisa de ajuda com o seu projeto?  Solicite-nos seu Projeto Luminotécnico 

 

Texto por Gustavo Pereira

Projetista Luminotécnico – Naville 

31/05/2023

Voltar ao topo