Superfícies de Cálculos

Superfícies de Cálculos

Durante a execução de um projeto luminotécnico é necessário ser aplicado superfícies de cálculos, para extrair informações referentes a níveis de iluminação, níveis de uniformidade e ofuscamento (UGR).

Para extrair essas informações temos que classificar os tipos de áreas de medição do local. Segundo a norma ABNT NBR 8995-1, existem três áreas:

  • Áreas de Tarefas Individuais;
  • Áreas de Trabalho;
  • Áreas de Entorno Imediato.

Áreas de Tarefas individuais

São áreas de dimensões pequenas, utilizadas apenas por uma pessoa, onde são executados tarefas e funções na maior parte do dia que requerem grande atenção.

Figura: Área da tarefa

Áreas de Trabalho

É a parte que circula as áreas de tarefas individuais, áreas que possuem o maior tráfego de pessoas e que se executa mais de uma função sem a necessidade de grande precisão.

 

Áreas de Entorno Imediato

São todas as demais áreas do ambiente, onde o tráfego de pessoas e a execução de tarefas são livres.

Figura: Locais de trabalho e áreas do entorno em um escritório

 

Com a classificação das áreas é possível obter a altura que será realizada as medições. Para Áreas de Tarefas individuais é realizada a medição na altura do plano de trabalho do operador. Nas Áreas de Trabalho é realizado a medição normalmente na altura do plano de trabalho do operador. Mas em áreas de Entorno Imediato as medições são realizadas de 0,75m do piso, podendo ser variado até 1 metro do piso.

Cada área possui um nível de uniformidade necessário:

  • Áreas de Tarefas Individuais – U ≥ 0,7
  • Áreas de Trabalho – U ≥ 0,6
  • Áreas de Entorno Imediato – U ≥ 0,5

A informações obtidas em relação a níveis de iluminação, níveis de uniformidade e ofuscamento devem estar de acordo com o solicitado pela norma.

 

Precisa de ajuda com o seu projeto?  Solicite-nos seu Projeto Luminotécnico 

 

Texto por Gustavo Pereira

Projetista Luminotécnico – Naville 

06/07/2023

Voltar ao topo