Durante a execução de um projeto luminotécnico é necessário ser aplicado superfícies de cálculos, para extrair informações referentes a níveis de iluminação, níveis de uniformidade e ofuscamento (UGR).
Para extrair essas informações temos que classificar os tipos de áreas de medição do local. Segundo a norma ABNT NBR 8995-1, existem três áreas:
- Áreas de Tarefas Individuais;
- Áreas de Trabalho;
- Áreas de Entorno Imediato.
Áreas de Tarefas individuais
São áreas de dimensões pequenas, utilizadas apenas por uma pessoa, onde são executados tarefas e funções na maior parte do dia que requerem grande atenção.
Figura: Área da tarefa
Áreas de Trabalho
É a parte que circula as áreas de tarefas individuais, áreas que possuem o maior tráfego de pessoas e que se executa mais de uma função sem a necessidade de grande precisão.
Áreas de Entorno Imediato
São todas as demais áreas do ambiente, onde o tráfego de pessoas e a execução de tarefas são livres.
Figura: Locais de trabalho e áreas do entorno em um escritório
Com a classificação das áreas é possível obter a altura que será realizada as medições. Para Áreas de Tarefas individuais é realizada a medição na altura do plano de trabalho do operador. Nas Áreas de Trabalho é realizado a medição normalmente na altura do plano de trabalho do operador. Mas em áreas de Entorno Imediato as medições são realizadas de 0,75m do piso, podendo ser variado até 1 metro do piso.
Cada área possui um nível de uniformidade necessário:
- Áreas de Tarefas Individuais – U ≥ 0,7
- Áreas de Trabalho – U ≥ 0,6
- Áreas de Entorno Imediato – U ≥ 0,5
A informações obtidas em relação a níveis de iluminação, níveis de uniformidade e ofuscamento devem estar de acordo com o solicitado pela norma.
Precisa de ajuda com o seu projeto? Solicite-nos seu Projeto Luminotécnico
Texto por Gustavo Pereira
Projetista Luminotécnico – Naville
06/07/2023