Você sabe o que é Retrofit de iluminação?

Você sabe o que é Retrofit de iluminação?

O conceito Retrofit na iluminação significa modernizar o sistema, com a substituição de luminárias existentes por modelos de tecnologia mais avançadas e eficiente. É recomendado, principalmente quando a instalação está apresentando desempenho luminotécnico inadequado e consumo excessivo de energia.

Normalmente, o conceito envolve a mudança da tecnologia de iluminação sem a troca de elementos estruturais da instalação, com exceção de episódios em que as condições das instalações elétricas estejam muito precárias, neste caso, é necessário a modernização e alteração do sistema elétrico.

Para realizar o Retrofit é indicado realizar um projeto luminotécnico do ambiente, a fim de assegurar que o sistema de iluminação atual atendem as recomendações das normas ABNT NBR ISO 8995-1:2013 (Iluminação de ambientes de trabalho/áreas internas), ABNT NBR 8837:1985 (Iluminação esportiva) e ABNT NBR 5101:2021 (Iluminação pública viária). Garantindo assim, que os níveis de iluminância, os aspectos relacionados ao controle de ofuscamento, reprodução e temperatura de cor cumpram todos os requisitos.

Um bom projeto luminotécnico associado à utilização de luminárias LED de alta qualidade, possibilita ao usuário economia de energia e recursos, reduz os custos com manutenção, proporciona alta eficiência na iluminação, melhora a produtividade da área de trabalho e garante maior durabilidade das luminárias.

Gostaria de reduzir custos e melhorar a qualidade da Iluminação da sua empresa?

Solicite-nos seu Projeto com estudo de Payback.

 

Texto por Tatiana Zanquini

Marketing – Naville 

20/09/2021

Voltar ao topo