Quais as informações básicas para um projeto luminotécnico de qualidade?

Quais as informações básicas para um projeto luminotécnico de qualidade?

Devido a transição de tecnologia da iluminação convencional para o LED, muitos consumidores tendem a substituir as luminárias e/ou projetores considerando apenas o fluxo luminoso dos equipamentos, porém isso pode reduzir o aproveitamento do potencial do LED.

É importante lembrar que o potencial das luminárias e lâmpadas convencionais dependem da capacidade refletora dos equipamentos em que são instaladas. O LED nesse aspecto é muito mais versátil pois a sua luz é distribuída eficazmente sem a necessidade de um corpo refletivo o que nos traz diversos benefícios, dentre eles uma melhor distribuição de luz no ambiente com equipamentos mais leves, econômicos e design mais adequado a sua utilização

Por isso é essencial quando for adquirir um produto LED solicitar um projeto luminotécnico para compreender e utilizar de forma mais eficaz essa nova tecnologia.

Para evitar de comprar um produto que não é ideal para o ambiente em que será instalado, ou em quantidades que não atenderão o resultado esperado, é importante saber algumas informações básicas para solicitar um projeto luminotécnico eficiente, o qual indicará o equipamento correto para um excelente desempenho da iluminação.

As informações básicas para um bom projeto luminotécnico são:

 

1. Qual o tipo de ambiente a ser iluminado?

Existem normas especificas para os mais variados ambientes que exigem iluminação artificial como:

Ambientes de trabalho, Vias Públicas, Eventos e Esportes etc.

Após determinar o local é imprescindível informar qual o fluxo de pessoas ou veículos e a frequência que transitam ou ocupam o local.

Como podemos ver na imagem referente a norma NBR/ISO 8995-ILUMINAÇÃO EM AMBIENTES DE TRABALHO a variação do fluxo luminoso pode dobrar se considerado o nível de ocupação

 

 

 

2. Qual o nível de agressividade e dificuldade de acesso ao equipamento?

Tempo, Vapor, Temperaturas extremas, Corrosão, Vibração, Baixa qualidade da energia elétrica, altura do ponto de instalação, atmosferas explosivas etc.

 

3. Dimensões do ambiente

As dimensões do ambiente podem parecer a informação mais elementar para especificar a iluminação, porém se as perguntas 1 e 2 não forem respondidas com exatidão existe um potencial enorme de erro na especificação.

 

4. Quais as cores do ambiente?

Essa informação parece irrelevante, mas pode impactar no resultado final de um projeto.

As cores do Teto, Solo e Paredes interferem na reflexão/distribuição da luz e tendem a afetar níveis de ofuscamento/conforto visual.

 

Todos esses detalhes fazem a diferença e irão auxiliar a ter um excelente projeto com a utilização de um equipamento adequado fornecendo uma iluminação eficiente.

A Naville conta com um departamento de engenharia com colaboradores de credibilidade e altamente capacitados para atender as necessidades de cada cliente.

Conheça alguns de nossos projetos ou solicite-nos mais informações.

 

Texto por Fabio Candelório

Consultor Técnico – Naville Iluminação

26/08/2019

Voltar ao topo