Entenda a importância da proteção anti surto

Entenda a importância da proteção anti surto

Os surtos elétricos são comuns em residências ou indústrias e podem acarretar diversos problemas aos equipamentos elétricos e eletrônicos ligados a rede elétrica.

Podem ocorrer quando houver a partida de motores, raios caírem próximo ou diretamente na rede, queda de energia ou anomalias nas instalações.

Para prevenir possíveis danos aos equipamentos elétricos, usamos um dispositivo de proteção contra surtos elétricos o (DPS), assim evitando que os equipamentos conectados à rede elétrica queimem ou tenham sua vida útil prejudicada.

 

Os DPS são divididos em 3 classes:

  1. São os dispositivos instalados na proteção contra os efeitos de cargas diretas, indicado para locais sujeito a descarga de alta intensidade como o ponto de entrada da rede elétrica;
  2. São os dispositivos que protegem contra as cargas indiretas, sua instalação é indicada para quadro de distribuição;
  3. São os dispositivos de proteção individual, sua instalação é feita junto ao equipamento, geralmente em aparelhos eletroeletrônicos.

As 3 classes tendem a ter o mesmo princípio de funcionamento, detectam sobretensões transitórias e desviam as correntes de surto protegendo equipamentos e sistemas, pois interrompê-las é extremamente difícil e pouco viável tecnicamente.

 

Aparelhos que não protegem contra os surtos elétricos:

  • Disjuntor protege contra sobrecargas elétricas e curtos-circuitos;
  • Filtro de linha diminui os ruídos causados por interferência;
  • Para raio protege edificações, não protege aparelhos elétricos ligados a rede;
  • Estabilizador protege os equipamentos eletrônicos apenas contra pequenas variações de tensão elétrica, não suportando grandes surtos;
  • Aterramento elimina a fuga de energia evitando que pessoas tomem choque por curto circuito nos equipamentos.

 

A norma ABNT NBR 5410 recomenda o uso do DPS para a segurança das instalações elétricas. Um projeto que conta com esta proteção pode evitar danos materiais, incêndios e acidentes de trabalho, assim otimizando a produção e evitando paradas imprevistas.

A Naville projeta Painéis e Luminárias com DPS que possuem tecnologia de ponta, contamos com um departamento de engenharia que é referência no mercado com profissionais altamente qualificados para atender a necessidade de cada cliente.

 

Conheça mais dos nossos Painéis e Luminárias

 

Texto por Lucas Vieira

Produção LED – Naville 

16/02/2022

Voltar ao topo