Saiba o que considerar na escolha da iluminação ideal para Quadras Esportivas

Saiba o que considerar na escolha da iluminação ideal para Quadras Esportivas

Independente do objetivo de uso da quadra esportiva, tanto profissional quanto para recreação, na hora de escolher a iluminação desse ambiente é necessário adquirir equipamentos adequados que sigam a orientação das normas pertinentes. Dessa forma, levará conforto, visibilidade e segurança para todos que utilizarão o local como: atletas, árbitros, espectadores e até mesmo o público que acompanhará por meio da televisão ou da internet.

Por isso antes de escolher a luminária ideal, é necessário realizar um projeto luminotécnico que elucidará e identificará o equipamento e o nível de luminosidade adequados para a quadra esportiva.

Atualmente não há em vigor uma norma específica para esse ambiente, utilizava-se a norma ABNT NBR 8837 / 1985 – Iluminação esportiva que descrevia o padrão tanto recreativo, como profissional para cada modalidade esportiva, porém, esta, encontra-se em análise e ainda não foi reavaliada e renovada.

Em caso de ambientes esportivos profissionais, os comitês de cada segmento costumam fornecer os padrões adequados para cada tipo de ambiente e modalidade. Por isso, o ideal é procurar um especialista para desenvolver o melhor projeto para a sua quadra.

Dentre as exigências solicitadas na iluminação de quadras esportivas, deve-se considerar principalmente a Uniformidade da Luz (luminância), tons adequados de iluminação, altura dos postes.

Além do projeto luminotécnico, é importante levar em consideração algumas características primordiais para escolher as luminárias corretas para a sua quadra, são elas:

  1. Fluxo Luminoso

É a capacidade total de uma fonte luminosa emitir luz. O Fluxo luminoso é representado pelo Lúmen (lm), que é a unidade de medida padronizada no Sistema Internacional de Unidades.

Uma boa quadra esportiva, seja ela interna ou externa, profissional ou amadora, precisa estar bem iluminada para gerar uma excelente visibilidade, por isso, é necessário considerar luminárias com alto fluxo luminoso, respeitando claro, o nível de iluminância indicado para o ambiente, medido em lux.

  1. Temperatura de cor

É o termo usado para descrever a cor de uma fonte de luz, quando comparada à cor do irradiador de corpo negro padrão e é expressa em graus Kelvin (K). Quanto mais alta é a temperatura de cor correlata, mais branca é a cor da luz.

Para manter os atletas ligados e atentos, o ideal é utilizar uma luminária LED com temperatura de cor branca fria, pois a luz branca quente proporciona a sensação de conforto e não seria ideal para a prática de lazer e esportes.

 

  1. Grau de Proteção

É um padrão definido pela norma ABNT NBR IEC 60529. Esse sistema avalia o grau de proteção que equipamentos elétricos possuem contra influências externas tais como contato direto, corpos estranhos, poeira, umidade e água.

As quadras esportivas externas, muito comuns em áreas de lazer de condomínios e praças, estão sujeitas a exposição às intempéries do clima. Por isso, é fundamental utilizar uma luminária que possuí grau de proteção adequado, e para este ambiente a luminária ideal precisa ter o grau de proteção IP66.

 

  1. Angulação e localização dos postes

As quadras esportivas costumam ser espaços amplos que nem sempre seguem os mesmos padrões de dimensão, por isso, definir a altura, distanciamento dos postes e angulações ajustáveis é o que permitirá direcionar a iluminação de forma a garantir o foco e a luminosidade desejada.

 

  1. Vida útil e Garantia

Após considerar todos os aspectos acima, é primordial optar por produtos de qualidade, que proporciona uma maior vida útil e uma baixa manutenção do equipamento, observando as características técnicas e o tempo de garantia oferecido pelo fornecedor.

 

Agora que você já sabe a importância de uma boa iluminação em quadras esportivas, solicite um projeto luminotécnico e invista em luminárias de qualidade que são próprias para esta localidade. Dessa forma, você proporcionará um espaço bem iluminado com conforto visual a todos que frequentarem este ambiente.

 

Veja como ficou uma quadra esportiva com luminárias Naville.

 

Texto por Tatiana Zanquini

Marketing – Naville 

21/02/2022

Voltar ao topo