Saiba como a Iluminação pode interferir nos índices de acidentes de trabalho e produtividade

São Diversos os fatores que podem elevar o número de acidentes de trabalho e uma má iluminação é um dos motivos que colabora para aumentar esse índice.

Ambientes com iluminação ruim apresentam sombras, geram ofuscamentos e exigem mais esforço da equipe. Utilizar níveis muito altos ou muito baixos de luminosidade e a cor inadequada para a área interfere diretamente no desempenho e riscos dos colaboradores.

A utilização da iluminação de forma ineficiente pode gerar aos trabalhadores:

  • Fadiga visual;
  • Irritação nos olhos;
  • Dores de cabeça;
  • Sonolência;
  • Distúrbios emocionais.

Por isso, é importante manter a luminosidade certa no local de trabalho, seguindo as recomendações da norma NBR ISSO 8995-1:2013 (Iluminação de ambientes de trabalho) que apontam os requisitos para uma iluminação adequada em espaços internos, indicando os valores mínimos de iluminância para cada setor e elucidando as condições ideais para o desempenho de tarefas visuais de forma segura durante a jornada de trabalho.

Para evitar a ocorrência de acidentes é importante desenvolver um Projeto Luminotécnico específico para sua empresa, no qual atenderá as necessidades de cada espaço dentro dos requisitos da norma.

Um ambiente iluminado adequadamente previne acidentes, pois, possibilita uma melhor qualidade na visão, proporciona bem-estar e segurança aos trabalhadores o que aumenta a produtividade e o desempenho em suas atividades.

Agora que você já sabe a importância de uma boa iluminação no ambiente de trabalho, solicite um projeto luminotécnico e invista em luminárias de qualidade, dessa forma você reduzirá os riscos de acidentes e promoverá um ambiente mais seguro e produtivo para sua equipe.

 

Solicite-nos um Projeto Luminotécnico!

Conheça nossas Luminárias LED!

 

Texto por Tatiana Zanquini

Marketing – Naville 

06/12/2021

Voltar ao topo