Entenda o Comportamento Fotométrico

Entenda o Comportamento Fotométrico

Todas as fontes luminosas possuem uma distribuição fotométrica, ou seja, um formato de dispersão dos fachos de radiação visível que ele emite.

Nas luminárias convencionais, a fonte luminosa é a Lâmpada, ela emite radiação visível no ângulo de aproximadamente 300°. Para aproveitar ao máximo a iluminação emitida pela lâmpada em todas as distribuições.

 

Um meio de aproveitar essa iluminação que é distribuída para cima, é utilizarmos um Refletor para direcionar a iluminação para baixo e definir o formato
fotométrico da luminária.

 

Na tecnologia LED não é diferente! Dependendo do formato construtivo do LED ele emite a radiação visível em uma direção.

Mas no caso, ao invés de utilizar um refletor utilizamos lentes. Desta forma conseguimos dar diferentes formatos e direcionamentos a radiação visível. Definindo os graus de aberturas das luminárias.

Em toda lente existe um ponto onde o fluxo luminoso é mais concentrado, geralmente é embaixo da fonte luminosa, devido a direção que o LED emite a radiação visível.

 

Quando realizamos um projeto luminotécnico, levamos em conta esse ponto de concentração de fluxo luminoso. Dessa forma, realizamos uma distribuição das luminárias para que uma Fotometria compense a outra. Normalizando o fluxo luminoso entre as luminárias, tornando assim uniforme a iluminação.

Para auxiliar na elaboração do seu projeto luminotécnico disponibilizamos as curvas fotométricas de nossas luminárias. Para isso, basta você entrar na luminária desejada e clicar em Baixar IES.

 

Precisa de ajuda com o seu projeto?  Solicite-nos seu Projeto Luminotécnico 

 

Texto por Gustavo Pereira

Projetista Luminotécnico – Naville 

15/02/2023

Voltar ao topo