Como funciona a Energia Solar?

Como funciona a Energia Solar?

A energia solar é uma fonte de energia renovável e inesgotável, a qual utiliza recursos naturais, no caso a luz solar que por meio de sua radiação em placas fotovoltaicas é convertida em energia elétrica.

Essa energia captada a partir da luz solar é uma fonte de energia altamente potente e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Isso é possível porque as placas fotovoltaicas são compostas por estruturas chamadas células fotovoltaicas, que tem a propriedade de converter a luz em potencial elétrico. Em sua estrutura encontra-se células de silício cristalino e arsenieto de gálio que juntas e adicionadas ao fósforo e outros condutores metálicos, formam células que absorvem luz e são conversoras e condutoras de energia. Essas células são fixadas em um painel que recebe uma placa de vidro por cima, como forma de proteção, deixando a placa apta para ser utilizada.

Aproveitando esse painel fotovoltaico a Naville criou uma solução de Iluminação pública por meio da energia solar que funciona da seguinte forma:

Após a placa captar a luz solar a mesma é transmitida para um controlador, este recebe essa energia e a armazena em baterias.

O controlador monitora a carga e a saída de energia para a luminária, essa saída possui uma proteção contra sobrecorrente e também se auto desliga quando a bateria estiver com pouca carga (em torno de 10,5V), evitando assim danos a bateria.

É esse controlador que transmite a corrente elétrica para a Luminária proporcionando uma autonomia de até 3 noites, quando em dias nublados, sem que haja o carregamento da bateria. A Luminária é composta por um dispositivo que faz o ascendimento e o desligamento da mesma respectivamente na falta e na ausência de luz.

Gerando assim mais luz com menos energia!

Conheça mais sobre a nossa solução utilizando a energia renovável.

 

Texto por Tatiana Zanquini

Marketing – Naville Iluminação

21/03/2019

Voltar ao topo