Qual a diferença entre Lúmens x Watts?

Qual a diferença entre Lúmens x Watts?

A principal dúvida em relação a iluminação LED é entender a diferença entre Lúmens e Watts. Por não conhecer, muitas pessoas se confundem e acabam se atrapalhando na hora da compra gerando assim um resultado indesejado.

Saber o significado desses termos é primordial para realizar a escolha da luminária LED ideal, pois, através dessas medidas é possível definir, por exemplo, a intensidade de luz que a luminária irá gerar. Para começar precisamos saber que o Watt e o Lúmen são unidades de medidas.

 

O que é Watt?

O Watt, também conhecido através da sigla W, diferente do que muitas pessoas pensam, não mede a intensidade da luz emitida pela lâmpada, mas sim a potência de consumo que uma luminária gera para fornecer a luz, ou seja a energia que será gasta quando a mesma estiver ligada.

Cada tipo de lâmpada gasta uma quantidade diferente de Watt, quanto maior for a quantidade de Watt em uma lâmpada, maior será o consumo no final do mês.

Por essa razão existem muitas lâmpadas que produzem a mesma intensidade de luz, mas consomem valores diferentes em energia. Porém, é bom sabermos que uma alta ou baixa potência não influencia na eficiência da luminária, para isso é importante considerar também a luminosidade, que é o quanto de luz que a luminária emite.

 

O que é Lúmen?

O Lúmen, também conhecido pela sigla LM, é a unidade de medida utilizada para aferir a intensidade de luz gerada por uma lâmpada. Isso nos diz que: Quanto maior for a taxa de lúmens de uma lâmpada, maior será a intensidade de luz que a mesma terá quando for acionada. Saiba que através da taxa de lúmen é possível saber qual a luminária ideal para determinado ambiente.

 

Por que a lâmpada LED é econômica e possui um bom desempenho?

Agora que já sabemos a diferença entre lúmen e watt, pode gerar o questionamento quanto as luminárias LED, porque ela consome poucos Watts, mas possuem taxas de lúmens altas?

Essa pergunta é completamente compressível, pois, estávamos acostumados com lâmpadas incandescentes que consomem muitos Watts. Porém a tecnologia LED é completamente diferente da tecnologia usada na fabricação das luminárias convencionais, ela proporciona economia energética e eficiência em iluminação.

 

Fatores do LED que geram economia:

 

  • Composto por Diodo emissor de luz

Diodos emissores de luz trabalham em baixa voltagem e geram energia em seu estado sólido, o que proporciona maior rendimento.

  • Não utiliza filamentos

Os diodos emissores não utilizam filamentos para gerar luz.

 

Dessa forma fica evidente que o LED hoje é o sistema de iluminação mais econômico, porém é essencial que ao adquirir uma luminária LED, seja analisado ambas as medidas (Watts e Lúmens) pois uma complementa a outra. O ideal é optar pela luminária que emite maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia.

Para ser mais assertivo na hora de escolher o produto, o aconselhado é realizar um projeto luminotécnico, pois ele indicará os requisitos necessários para a iluminação de acordo com o ambiente, visando assim um consumo inteligente.

Conheça  mais sobre a nossa extensa linha de produtos LED

 

Texto por Christiane Almeida

Vendedora – Naville Iluminação

09/09/2019

Voltar ao topo