Quando falamos de Distribuição Fotométrica ou Fotometria, em luminárias de LED, estamos relacionando diretamente a capacidade que uma lente aplicada em uma luminária tem de direcionar a luz gerada pelo LED em um formato específico desejado.
Existem vários graus de angulação que uma Distribuição Fotométrica pode possuir, podemos separar as curvas fotométricas em dois principais grupos: o Grupo das Fotometrias Simétricas e o Grupo das Fotometrias Assimétricas.
A característica que diferencia um grupo do outro é a distribuição luminosa nos eixos X e Y da fotometria. Quando uma fotometria possui uma distribuição parecida ou mais de 90% igual nos eixos X e Y, conseguimos classificá-la como fotometria simétrica, caso contrário ela se torna uma Fotometria Assimétrica.
Dentro de cada grupo existe diversas angulações. E o conjunto de angulações faz parte da curva fotométrica.
Conseguimos também realizar uma classificação quando falamos de Fotometrias para iluminação pública. Segundo a NBR5101, as classificações das distribuições das intensidades luminosas das luminárias em relação às vias são determinadas através de três critérios:
- Distribuição Longitudinal: Curta, Média ou Longa
- Distribuição transversal: I, II, III ou IV
- Controle de distribuição de intensidade: full cut-off, semi cut-off ou non cut-off
Os produtos aplicados as vias públicas brasileiras, em sua maioria são considerados Tipo II Média cut-off.
Em um desenvolvimento de uma luminária LED, existem diversos fatores que interferem na Fotometria da Luminária, como lente, tipo de LED e difusor. Sendo assim, cada Luminária possui uma fotometria única e específica, indicada para um grupo de aplicações.
Quando realizamos um projeto luminotécnico, levamos em conta a distribuição fotométrica. Dessa forma, realizamos uma distribuição das luminárias para que uma Fotometria compense a outra. Normalizando o fluxo luminoso entre as luminárias, tornando assim uniforme a iluminação.
Para auxiliar na elaboração do seu projeto luminotécnico disponibilizamos as curvas fotométricas de nossas luminárias. Para isso, basta você entrar na luminária desejada e clicar em Baixar IES.
Precisa de ajuda com o seu projeto? Solicite-nos seu Projeto Luminotécnico
Texto por Gustavo Pereira
Projetista Luminotécnico – Naville
13/03/2023