A evolução da Iluminação

A evolução da Iluminação

No dia 21 de Outubro de 1879 Thomas Edison conseguiu deixar, pela primeira vez, sua lâmpada incandescente brilhar por 48 horas seguidas e assim este dia foi considerado o dia mundial da Iluminação.

No século XIX a busca por uma fonte de luz a base de energia elétrica era incessante e a maior dificuldade dos inventores era encontrar um filamento que não queimasse a lâmpada, então o cientista norte-americano Thomas Edison isolou o filamento do oxigênio por meio de um bulbo de vidro e conseguiu aproveitar a corrente elétrica para que o filamento ficasse incandescente.

Desde esse grande marco da história a lâmpada já sofreu diversas alterações. Primeiro houve melhora nas incandescentes trocando o filamento, mesmo assim ainda desperdiçava 95% da eletricidade. Em 1938 o cientista alemão Edmund Germer criou a lâmpada fluorescente (feita com gás argônio e mercúrio), esta era mais econômica, porém altamente tóxica.

Em 1958 surgiu a lâmpada halógena um outro tipo de lâmpada incandescente com filamento de tungstênio, produzindo mais luz. O problema é que ela gerava mais calor do que as outras lâmpadas, e isso aumentava o consumo de energia.

Em 1962 desenvolveram a lâmpada de vapor de sódio um modelo de alta eficiência luminosa e longa durabilidade. Ela possui uma temperatura de cor branca quente e é uma fonte significativamente econômica, muito utilizada em avenidas, indústrias, aeroportos e outros espaços amplos.

Por fim, revolucionando a iluminação chegou o LED (Diodo Emissor de Luz) uma tecnologia de condução de energia elétrica, que quando energizado emite luz visível a olho nu. Este foi descoberto em 1961 por pesquisadores da Texas Instruments (Robert Biard e Gary Pittman), mas somente nos anos 2000 as lâmpadas de LED finalmente chegaram ao mercado de iluminação.

Atualmente a tecnologia LED é o melhor em iluminação, dentro dos seus benefícios encontram-se:

  • Baixo consumo de energia, gerando uma economia de até 75% no consumo de potência.
  • Alta durabilidade, sua vida útil pode chegar a 100.000 horas (17 anos), 25 vezes maior comparando-se com outras tecnologias.
  • Garantia estendida, variando de 3 a 10 anos.
  • Alta eficiência luminosa, proporcionando uma excelente iluminação em qualquer ambiente.
  • Ecologicamente correto, como não utiliza elementos químicos o LED não causa danos ao meio ambiente.

 

A Naville faz parte desta constante evolução e hoje temos o melhor em iluminação com o uso da tecnologia LED.

Conheça nossas Luminárias LED!

 

Texto por Tatiana Zanquini

Marketing – Naville 

21/10/2021

Voltar ao topo