Com o passar dos anos, a qualidade deixou de ser um diferencial e passou a ser obrigação das organizações, por isso um grande número de empresas já se conscientizou de que a má prestação de serviço e a venda de produtos de baixa qualidade, que apresentam defeitos ou confiabilidade reduzida, diminui sua competitividade.
Para se manterem competitivas e fortalecidas em cenários muitas vezes economicamente instáveis, as organizações usam todos os recursos possíveis, entre eles está a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, elaborado pelo Comitê Técnico de Gerenciamento e Garantia da Qualidade da Organização Internacional de Padronização (ISO).
A ISO é uma organização fundada em 1946 na Suíça, começou a funcionar em 1947 e hoje está presente em cerca de 189 países. Sua função é a de designar normas para padronização de produtos e serviços, para que a qualidade seja permanentemente melhorada.
Dentre o conjunto de normas, há a ISO 9001 que tem sua versão Brasileira designada ABNT NBR ISO 9001 e atualmente vigora a versão 2015.
Ela é a norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade, define os requisitos para implantação e tem como objetivo principal, melhorar a gestão de uma empresa e estabelecer diretrizes para a padronização da linha de produção, das instalações, da logística, da gestão de pessoas e de todas as demais atividades da entidade , alcançando assim a Satisfação do Cliente.
O Brasil está no grupo dos países que mais crescem em número de certificações.
A ISO 9001 tem como Princípios da Qualidade:
- Foco no Cliente;
- Liderança;
- Engajamento das Pessoas;
- Abordagem de Processos;
- Tomada de decisão baseada em evidências;
- Melhoria;
- Gestão de Relacionamentos.
A organização que opta pela implantação as ISO 9001 deve cumprir as seguintes etapas:
- Realizar diagnóstico de verificação dos requisitos da norma;
- Criar um cronograma de atividades de acordo com a norma;
- Implantar as melhorias identificadas por meio de consultoria;
- Treinar as pessoas nos novos processos;
- Acompanhar as mudanças implementadas;
- Executar uma auditoria interna;
- Contratar Organismo Certificador para auditoria oficial de certificação.
Após aprovação das práticas implantadas na empresa pelo Organismo Certificador é emitido o certificado ISO9001, que representa um atestado de reconhecimento à Qualidade do trabalho, no entanto, vale ressaltar, que a certificação é renovada anualmente, a partir de auditorias internas e externas, por isso, os processos implantados devem ser mantidos para que não haja a suspensão do certificado.
A implantação da ISO 9001 tem como alguns benefícios:
- Competitividade;
- Credibilidade da Marca;
- Organização Interna;
- Aumento da Produtividade;
- Redução de Custos;
- Facilidade na transferência de conhecimentos aos novos colaboradores;
- Bom relacionamento com Clientes e Fornecedores;
- Satisfação dos Clientes Internos e Externos.
A Naville Iluminação possui seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado desde 2005 e em 07/2018, conquistou a certificação na nova versão ABNT NBR ISO 9001:2015.
Esta conquista é resultado da soma de esforços e dedicação de toda nossa equipe altamente capacitada e nosso constante investimento em inovações.
Texto por Aline de Albuquerque
Sistema de Gestão da Qualidade – Naville Iluminação
29/07/2019