CERTIFICAÇÃO ISO 9001

CERTIFICAÇÃO ISO 9001

Com o passar dos anos, a qualidade deixou de ser um diferencial e passou a ser obrigação das organizações, por isso um grande número de empresas já se conscientizou de que a má prestação de serviço e a venda de produtos de baixa qualidade, que apresentam defeitos ou confiabilidade reduzida, diminui sua competitividade.

Para se manterem competitivas e fortalecidas em cenários muitas vezes economicamente instáveis, as organizações usam todos os recursos possíveis, entre eles está a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, elaborado pelo Comitê Técnico de Gerenciamento e Garantia da Qualidade da Organização Internacional de Padronização (ISO).

A ISO é uma organização fundada em 1946 na Suíça, começou a funcionar em 1947 e hoje está presente em cerca de 189 países. Sua função é a de designar normas para padronização de produtos e serviços, para que a qualidade seja permanentemente melhorada.

Dentre o conjunto de normas, há a ISO 9001 que tem sua versão Brasileira designada ABNT NBR ISO 9001 e atualmente vigora a versão 2015.

Ela é a norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade, define os requisitos para implantação e tem como objetivo  principal, melhorar a gestão de uma empresa e estabelecer diretrizes para a padronização da linha de produção, das instalações, da logística, da gestão de pessoas e de todas as demais atividades da entidade , alcançando assim a Satisfação do Cliente.

O Brasil está no grupo dos países que mais crescem em número de certificações.

A ISO 9001 tem como Princípios da Qualidade:

  • Foco no Cliente;
  • Liderança;
  • Engajamento das Pessoas;
  • Abordagem de Processos;
  • Tomada de decisão baseada em evidências;
  • Melhoria;
  • Gestão de Relacionamentos.

 

A organização que opta pela implantação as ISO 9001 deve cumprir as seguintes etapas:

  • Realizar diagnóstico de verificação dos requisitos da norma;
  • Criar um cronograma de atividades de acordo com a norma;
  • Implantar as melhorias identificadas por meio de consultoria;
  • Treinar as pessoas nos novos processos;
  • Acompanhar as mudanças implementadas;
  • Executar uma auditoria interna;
  • Contratar Organismo Certificador para auditoria oficial de certificação.

 

Após aprovação das práticas implantadas na empresa pelo Organismo Certificador é emitido o certificado ISO9001, que representa um atestado de reconhecimento à Qualidade do trabalho, no entanto, vale ressaltar, que a certificação é renovada anualmente, a partir de auditorias internas e externas, por isso, os processos implantados devem ser mantidos para que não haja a suspensão do certificado.

 

A implantação da ISO 9001 tem como alguns benefícios:

  • Competitividade;
  • Credibilidade da Marca;
  • Organização Interna;
  • Aumento da Produtividade;
  • Redução de Custos;
  • Facilidade na transferência de conhecimentos aos novos colaboradores;
  • Bom relacionamento com Clientes e Fornecedores;
  • Satisfação dos Clientes Internos e Externos.

A Naville Iluminação possui seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado desde 2005 e em 07/2018, conquistou a certificação na nova versão ABNT NBR ISO 9001:2015.

Esta conquista é resultado da soma de esforços e dedicação de toda nossa equipe altamente capacitada e nosso constante investimento em inovações.

 

 

Texto por Aline de Albuquerque

Sistema de Gestão da Qualidade – Naville Iluminação

29/07/2019

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